O primeiro dia de aula de uma criança costuma ser um marco para família. A criança está crescendo e conquistando o seu espaço de forma concreta, passando a ter um período fora de casa, onde construirá novos vínculos afetivos, experimentará novas sensações e terá que desenvolver novas estratégias de convivência.

É vivenciando estes momentos que a criança irá gradativamente ganhando autonomia e independência, entretanto em contato com sentimentos, nem sempre agradáveis, mas que são essenciais para o seu crescimento. Afinal, na vida não passamos apenas por bons momentos, certo?

Pensando nisso elaboramos algumas observações para auxiliar os pais e alunos nesse momento tão importante para a vida da criança.

A escola tem o papel de auxiliar no processo de relacionamento entre as crianças, possibilitar a formação de novos vínculos, favorecer uma separação bem elaborada, constituindo uma marca, pois desta forma a criança enfrentará de forma mais tranquila outras separações que fazem parte da vida.

O primeiro processo de separação acontece no próprio nascimento, porém nem sempre nos damos conta disso, o segundo pode acontecer na escola, não é um processo simples para a mãe, nem para a criança, porém necessário, pois com essa busca a família estará possibilitando a eles grandes conquistas.

Antes de iniciar o ano letivo converse com a criança sobre a escola, as professoras, as outras crianças que ela encontrará, brincadeiras de parque, brinquedos, histórias, etc. É importante também que seja enviado durante a adaptação um objeto de referencia para criança, e que ao deixá-lo na escola seja sempre colocado pelos pais de forma segura que você voltará para buscá-lo, para a criança isso é bastante significativo.

Bianca Queiroz
Psicóloga